Domingo vamos todos exercer os nossos direitos cívicos, grande baboseira. Vamos votar nas figuras que nos oferecem, mas não sei se notaram, mas essa eleição é a mais xoxa desde 1982. Não acredita? Quantos carros você vê na rua com adesivos dos candidatos à presidência, governador e senador? Acho que isso é um reflexo da atual relação da população com a classe política. Algo que varia entre a indiferença e a apatia. Os únicos adesivos que se vê são de candidatos à deputado estadual e as vezes um federal. Parece que a população está interessada apenas na política mais bairrista e imediatista, aquela do ganho rápido ou de algum interesse particular.
O fato é, a Dilma já está eleita, a menos que ela morra, seja morta ou descobrirem um "podre" muito, mas muito grave.
Os pontos que ela perdeu não foram para o segundo colocado, uma parte foi para a terceira, Marina Silva. O segundo colocado, o "simpático" José Serra, continua com os mesmos 28 pontos que tem desde o começo da campanha, e escuto hoje a campanha dele no rádio dizendo que Dilma caiu e que Serra avança para o segundo turno. Gostaria de agradecer à equipe de propaganda do PSDB pela melhor gargalhada de hoje, e me impressionou a capacidade de distorcer os fatos.
Coitado do PSDB, se vê obrigado a não atacar o governo por 2 motivos. O primeiro é a elevadíssima popularidade de Lula. O segundo é que o modelo econômico que ele defendia foi o causador da crise de 2008, aquela balela de estado mínimo, de deixar as coisas com o mercado caiu por terra. Até Obama e os EUA, maior defensor do mercado, estão de acordo que precisa haver algum controle do Estado. Então aquele discurso de privatizar, de vender as empresas do estatais, de diminuir o Estado se mostrou como um modelo derrotado pela crise.
Mesmo que haja um segundo turno, Serra será derrotado. O PSDB e o DEM serão partidos que perderão muito espaço poítico nessa eleição. Pessoalmente encaro isso com algo positivo.
A "alternativa" que vem crescendo é Marina Silva do PV. Mas por que as aspas no alternativa? Simples, até poucos meses atrás Marina era ministra do Meio Ambiente, ou seja, fazia parte do mesmo ministério que Dilma era chefe da Casa Civil. A saída de Marina do governo se deu por pressões dentro do próprio governo com relação a oposição que Marina fazia à certas obras dirão seus defensores. Por outro lado seus críticos dirão que foi culpa da lentidão de Marina no comando desse ministério. Creio que um pouco de cada desculpa mostra mais perto da verdade.
A "alternativa" é mais parecida com o governo atual do que ela gostaria e mais do que a propaganda dela gostaria que fosse.
Com a saída de Lula teremos a retirada de cena do último dos "dinossauros de 1982". Alguns morreram (Covas, Ulisses, Janio, Brizola) outros cairam no ostracismo político (Maluf, FHC, Quércia), agora vamos ver se ele sairá realmente de cena ou será uma eminência parda para Dilma, um conselheiro ou uma cruz. Veremos se realmente existe o tal do "Lulismo".
Ainda não sei o que será pior para o PSDB, perdeu logo no primeiro turno ou uma derrota avassaladora no segundo turno.
Pessoalmente torço para que não precismos votar no segundo turno. Porque sinceramente não me empolgo com as opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário