quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Conflito de Gerações.

A postagem de hoje é muito mais uma evolução da internet na vida das pessoas e uma mudanças das pessoas na internet.
Sou um tanto jurrásico nesse papo de internet, acesso à rede desde 1998. Meu primeiro computador custou 1.800 reais e meio de conexão era um modem analógico através da linha telefônica, isso com a espantosa velocidade de 56 Kbps, mas sempre em taxas menores. Os provedores eram caros e você tinha um limitado número de horas pra usar a internet.
Nós tínhamos basicamente páginas em HTML (texto), ainda engatinhava a troca de arquivos, utilizávamos o mIRC pra conversar uns com os outros, surgia um dos primeiros mensageiros o ICQ. A faixa de idade das pessoas que utilizavam a rede era entre 25 e uns 40 anos, a sua maioria já empregada. É preciso que se diga que era uma época boa, apesar da limitação de velocidade e navegação.
Era pouca gente, velocidade lenta, mas as idéias trocadas eram melhores.
Depois vieram os provedores gratuítos, a velocidade começou a aumentar com o surgimento das primeiras bandas largas. O compartilhamento de arquivo aumenta e se estabelece, após o começo com Napster em 2000, este encerra suas atividade mas deixa herdeiros e um processo que sou aumentou. As músicas já são trocadas com facilidade. Começam a surgir os clips e filmes. A idade também diminui, temos a entrada da segunda geração de internautas, mais nova, entre 18 e 25 anos, o computador passa a ser um novo eletrodoméstico, muitos serviços passam para a internet, bancos, envio de declaração de IR, consultas e certidões do governo. Surgem as redes de relacionamento, orkut, HI5. O novo mensageiro que centraliza os usuários é o MSN. Surge o gigante Google.
Agora temos a entrada de uma terceira geração na internet, os adolescentes e pré-adolescentes. Aqueles que já nasceram no mundo com a internet. Estão entre 8 e 15 anos. Agora a conexão é quase full-time, temos a banda larga com conexões bem altas, temos as redes wi-fi, temos o 3G, o acesso pelo celular, pelo palmtop, os novos netbooks, a onda agora é o micro-blog twiter, em que as postagens são feitas do celular. Temos a Wikipedia.
O que eu concluo disso. A velocidade de conexão é espantosa comparada ao começo, os meios são vários, as ferramentas, as utilidades. A troca de arquivos é tamanha que leva à falências empresa de discos e as locadoras de filmes.
Mas apesar de todo esse aumento na troca de informação a qualidade dessa informação não melhorou. De que me interessa saber onde estão os atores de Crepúsculo nesse exato segundo e para onde eles vão? Imagino um professor ter que procurar no google as páginas de onde os seus alunos podem copiar os trabalhos.
Daria uma bela tese, mas estou sem tempo pra elaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário